domingo, 13 de novembro de 2011

Gruta do Escoural reaberta ao público

Placa de Enterramento

A gruta do Escoural situada no norte alentejano, na freguesia de Santiago do Escoural, no concelho de Montemor-o-Novo, foi descoberta acidentalmente em 1963. É uma das mais raras e significativas estações arqueológicas de arte rupestre em território nacional. No Paleolítico Médio a Gruta foi utilizada como abrigo temporário durante a prática da caça, cujo alvo principal seria, entre outros, o auroque, o veado e o cavalo, a julgar pelos vestígios osteológicos aí encontrados. Existem paralelismos estilísticos entre as pinturas e gravuras rupestres do Escoural e algumas estações arqueológicas francesas e espanholas, como são o caso de Altamira, La Mouthe ou La Pileta, identificadas como pertencentes ao Paleolítico Superior. As representações zoomórficas dominantes são de equídeos e de bovinos e a maioria encontra-se no salão central. Uma das peças mais interessantes será uma figurinha feminina de cerca de 8 cm, uma vénus do Paleolítico.


No Neolítico final foi uma necrópole funerária sendo a placa de enterramento da figura uma das peças mais significativas.


As grutas foram estudadas pelos arqueólogos Farinha dos Santos, Varela Gomes e mais recentemente por António Carlos Silva. Estiveram encerradas temporariamente mas estão novamente abertas ao público.


 Gravuras rupestres de Cavalos    Vénus

Sem comentários:

Enviar um comentário