segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Escavações com o Museu de Arqueologia da Amadora

As Escavações foram realizadas na Falagueira durante três semanas, mas apenas participei em duas. O terreno foi cedido pela Câmara Municipal da Amadora, a esse mesmo terreno foi dado o nome de Moinho do Castelinho.
A equipa era constituída por jovens voluntários, universitários da Universidade Nova, arqueólogos e a Diretora do Museu, a Dr. Gisela.
Nesta escavação encontrámos artefactos romanos, mas também modernos, ou seja, da atualidade. O grande ponto da Escavação foi a descoberta de dois esqueletos, em que tive o privilégio de trabalhar com a antropóloga responsável pelo levantamento de um esqueleto.
Durante a manhã participávamos na Escavação, em que havia cuidados a ter, como por exemplo o corte (parede da «caixa» de escavação) ser direito. De tarde fazíamos a limpeza dos artefactos encontrados, todos materiais podiam ser limpos à exceção dos ossos e ferros, pois podiam correr o risco de se deteriorarem.
Foram duas semanas muito proveitosas, pois aprendi a realidade da arqueologia, todos os passos que envolvem esta atividade e tive a oportunidade de acrescentar ao conhecimento teórico a prática.

Sofia Pérsio Esteves, aluna da Escola Roque Gameiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário